Você colocou a mão no bebê e notou que ele está um pouco mais quentinho? Tente manter a calma, não é preciso sair correndo para o pronto-socorro, ligar para o pediatra imediatamente, ou já dar alguma medicação. O mais adequado é medir a temperatura do pequeno antes de tomar qualquer decisão.
Prefira os termômetros digitais que têm mais precisão e não oferecem qualquer risco à saúde. Os termômetros com tecnologia infravermelha permitem a medição da temperatura em apenas um segundo e sem precisar encostar no corpo do bebê. É muito mais conforto e tranquilidade na hora de cuidar de seu filho.
Mas, afinal, quando é considerada febre?
O estado febril ocorre acima de 37,8ºC. Temperaturas acima de 37ºC são consideradas subfebris e se passar de 38,9°C, já é uma febre alta.
É importante lembrar que a febre faz parte da defesa do organismo, ou seja, ela surge para ajudar a combater um agente invasor, como vírus, bactérias ou fungos.
O que posso fazer em casa?
Se a febre não for alta e a criança não apresentar muitos sinais de desconforto, você pode tomar alguns cuidados em casa e ver se a temperatura volta ao normal:
– Vista a criança com roupas leves, adequadas para a temperatura ambiente;
– Mantenha o bebê bem hidratado, pois com a febre ele pode ficar desidratado só pela transpiração;
– Dê um banho morno. Essa é uma excelente forma de baixar a febre naturalmente.
Mantenha a criança em observação e repouso e, se em 48 horas a febre não baixar, procure um médico imediatamente.
Quando devo procurar um médico?
Se a criança tem menos de 3 meses e está com febre acima de 37,8 graus, sempre procure orientação médica. Independente da idade, se seu filho está com febre e apresentar desconfortos, perder interesse em mamar ou comer, começar a chorar muito, também busque auxílio de um pediatra.
Lembre-se que é fundamental consultar um médico antes de dar qualquer remédio pela primeira vez ao bebê.