As mudanças climáticas afetam a nossa saúde bem como os hábitos alimentares, a rotina, a genética e diversos outros fatores.
Geralmente, o que observamos com mais facilidade ocorrem após alterações bruscas de temperatura, estamos mais sujeitos a gripes e resfriados, por exemplo.
Entretanto, a mudança do clima pode ter consequências muito mais severas. Veja a seguir!
![](https://www.techline.com.br/wp-content/uploads/2022/03/BLOG-TECHLINE-4-1024x576.png)
O impacto na saúde global
Muito se fala dos impactos das mudanças climáticas sobre o meio ambiente, nas áreas econômica e social. Porém, nem sempre nos damos conta que todas essas esferas estão intimamente ligadas, trazendo sérios danos à saúde humana.
Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), as mudanças do clima potencializam problemas de saúde preexistentes. Nas regiões onde há doenças transmitidas por vetores sensíveis ao clima, por exemplo, pode haver aumento de frequência ou intensidade dessas doenças.
A desigualdade também é uma grande preocupação. Os grupos mais vulneráveis, tradicionalmente de países em desenvolvimento e com menos infraestrutura, são aqueles que precisarão de maior apoio e atenção.
Mudanças climáticas afetam a nossa saúde nas grandes cidades
Nas grandes cidades, a umidade relativa do ar tem sido alvo de preocupação. As doenças respiratórias aumentam, além do desconforto e dificuldade para respirar.
Além disso, as mudanças climáticas afetam a nossa saúde física, e mental.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa é que os custos anuais dos impactos da mudança do clima sobre a saúde sejam da ordem de 2 a 4 bilhões de dólares, entre 2020 e 2030. Além disso, essa problemática pode levar a aproximadamente 250.000 mortes adicionais por ano, entre 2030 e 2050 (38 mil por stress térmico, 48 mil por diarreia, 60 mil por malária, 95 mil por desnutrição).
3 grandes impactos das mudanças climáticas em nossa saúde.
As mudanças climáticas afetam a nossa saúde por meio de 3 mecanismos principais:
- Efeitos diretos: aqueles em que a saúde humana é afetada em decorrência de ondas de calor, secas, inundações, enchentes e tempestades, podendo impactar as pessoas por meio do stress térmico ou mesmo causando traumas físicos e psicológicos;
- Efeitos indiretos: cujos impactos da mudança do clima no meio ambiente alteram a qualidade da água, a qualidade do ar, a produção de alimentos e a ecologia de vetores que agem na transmissão de doenças;
- Efeitos socioeconômico: em que rupturas sociais, demográficas e culturais desencadeiam a migração de grupos que dependem de recursos naturais, então escassos, reforçando também conflitos ligados às condições climáticas, como secas prolongadas.
Umidificadores de ar se tornaram artigo de necessidade.
Os aparelhos que controlam a umidade do ar se tornaram extremamente importantes, pois auxiliam na qualidade da respiração, evitando diversos problemas respiratórios.
Por exemplo, um aparelho umidificador de ar, no quarto de uma criança, contribui para um sono tranquilo, respiração suave e restauradora, tão importante para seu crescimento e desenvolvimento.
Para os adultos, o umidificador de ar é anda mais importante para a saúde, pois passamos a maior parte do dia respirando o ar poluído das grandes cidades.
Esse é um assunto de extrema importância para nós da Techline. Estamos constantemente atualizando e criando produtos que possam amenizar e trazer algum conforto.
Agora conheça nossa linha de umidificadores de ar
![](https://www.techline.com.br/wp-content/uploads/2017/01/hm_06.png)
UMIDIFICADOR DE AR ULTRASSÔNICO HM-06
Desfrute de um ar saudável por até 15 horas sem interrupções ou oscilações na frequência da névoa. Relaxe com as cores emitidas pelo led interno.
![](https://www.techline.com.br/wp-content/uploads/2017/01/SOMBRA-HM-05_Frontal-1.png)
UMIDIFICADOR DE AR ULTRASSÔNICO HM-05
Desfrute de um ar saudável por até 14 horas sem interrupções ou oscilações na névoa. Ele emite sete cores diferentes que alternam automaticamente e também podem ser desligadas.